sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Educação e Valores - O Juízo Moral da Criança (vídeo 3)



Vídeo 3 – O Juízo Moral da Criança
Piaget defende que a moralidade esta ligada as regras, ou seja, se o indivíduo respeita as regras ele terá bons preceitos morais.
A criança desde o nascimento até a idade adulta vai se adequando as regras e normas. Para demonstrar as fases desta adequação, Piaget cria três conceitos:
1 -  Anomia: fase em que a criança ainda não tem noção do que é certo ou o que é errado e praticamente não participa das tomadas de decisão;
2 - Heteronomia: neste período a criança começa a adquirir respeito pelas regras, que são apresentadas pela sociedade, família e escola. Muitas vezes este respeito está atrelado a coação, a violência e a intolerância, levando a criança ou pré-adolescente a ter dificuldades para passar para a fase autônoma;
3 - Autonomia: nesta fase o ideal é que a criança já tenha conseguido internalizar os conceitos de certo e errado, do que se pode ou não fazer, porém, muitas vezes o indivíduo fica preso a segunda fase. É por exemplo, o caso de alguns alunos que têm de ser “vigiados” o tempo todo, pois não respeitam as regras e precisam ser lembrados para fazê-lo. Para superar esta dificuldade é necessário que as relações sejam de cooperação, que haja respeito mútuo e que o professor trabalhe no mesmo nível dos alunos, inclusive,  aproveitando os  conhecimentos dos mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário