Vídeo 1 – As Revoluções da Educação
Segundo estudos de José M. Esteve, ocorreram três grandes revoluções na educação:
1ª Revolução:
Ocorreu cerca de 2500 anos atrás, quando os filhos dos faraós começaram a ter os primeiros ensinamentos. Cada aluno tinha um professor, a educação era extremamente elitizada e estendeu-se até o final do século XVIII, atendendo somente os filhos de reis e nobres;
2ª Revolução:
Iniciou-se com a consolidação dos Estados europeus, com um decreto do rei da Prússia, que determinava que a educação não seria mais dever da igreja e sim do Estado. Ainda assim, a educação continuou exclusiva (somente 10% da população). O centro do conhecimento era o professor, as salas de aula foram criadas e tinham em torno de 12 alunos, todos homens, brancos, com a mesma idade e provenientes das classes mais abastadas; a base econômica dos Estados era agrária entendendo-se não haver necessidade de estudo para os camponeses.
3ª Revolução:
Teve início no século XX, por volta dos anos 30 na Europa e no Brasil, somente nos últimos 30anos. As mudanças nos meios de produção, a industrialização e os avanços tecnológicos, exigiram do Estado a democratização e universalização dos sistemas educacionais.
A grande questão é: como transformar um sistema que historicamente foi excludente e que agora necessita incluir todos para satisfazer as necessidades mercadológicas? Como “quebrar” as paredes das salas de aula, inserindo a comunidade nos processos educacionais, aproximando-nos da realidade dos aprendizes, considerando fundamental o conhecimento dos mesmos? Este é o desafio que teremos que vencer.
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