Vídeo 2 – Os Caminhos da Interdisciplinaridade
Edgar Morín estudou os caminhos que levaram ao conceito da interdisciplinaridade.
Estudiosos criaram A Base do Pensamento Simplificador, que baseava-se em três princípios:
- Disjunção: que separava diversos tipos de conhecimentos, dando origem às disciplinas;
- Redução: que caminhava do complexo para o simples; separando a parte do todo;
- Abstração: matematização e formalização da Ciência.
Estes princípios trouxeram vantagens como a divisão do trabalho, produção de novos conhecimentos, elucidação de fenômenos, progresso científico e melhora das condições de vida. Entretanto, passou-se a tratar a parte, a disciplina como se fosse um todo o que de acordo com estudos traria prejuízos às Ciências em geral.
Surge então, a Superação da Disciplinaridade com três novos conceitos: Transdisciplinaridade (abordando temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas); multidisciplinaridade (cujo estudo depende do aporte de várias disciplinas que não dialogam entre si) e a Interdisciplinaridade (em que o fenômeno é estudado por várias disciplinas e estas, dialogam entre si). Diante de experiências bem sucedidas, nos resta tentar implantar em nosso sistema de ensino a interdisciplinaridade, deixando de entender a aprendizagem como um fenômeno que ocorre em apenas uma área de atuação.
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