quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Educação e Valores - Assembleias Escolares e Democracia (vídeo 22)

As assembleias escolares acontecem em um clima muito democrático em que todos podem discutir, reivindicar, opinar e votar; desta forma conflitos são resolvidos ao mesmo tempo em que valores éticos e democráticos são desenvolvidos.
O projeto das assembleias baseia-se em críticas e felicitações, para que não seja discutido somente o que de ruim acontece na escola, mas também, os aspectos positivos, a fim de motivar os alunos.
Existem três tipos de assembleias: de classe (realizada com os próprios alunos da sala); de escola (realizada com representantes das turmas, professores, funcionários e membros da gestão); de professores (realizada com os professores e membros da gestão).
A partir dos relatos sobre o projeto, percebe-se que ocorreram mudanças positivas, porém, não deve-se propor assembleias para solução de problemas específicos (violência ou vandalismo, por exemplo), mas para buscar a democratização do ambiente escolar e a autonomia dos alunos, que automaticamente buscarão, a partir da participação de todos e mediação dos professores, soluções para problemas de diversas naturezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário