quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Temas Transversais - Educação Integral (vídeo 20)

O vídeo trata do cotidiano em uma escola em tempo integral, apresentando as vantagens de se trabalhar não só o cognitivo, mas aspectos, como afetividade, sociabilidade e participação.
O projeto pedagógico está baseado em aulas regulares e em ateliês que são diversificados e criados coletivamente com os alunos que posteriormente poderão escolher a atividade de maior interesse.
Segundo relatos, o projeto é bem sucedido por que os alunos podem participar das decisões, gostam das atividades executadas e percebem uma melhoria nas relações e no respeito com os colegas e professores. Simultaneamente ao processo de aprendizagem, os docentes intervêm ,  inserindo ou excluindo temas ou tópicos quando necessário; é importante que o que se aprende/ensina, seja significativo e realizado de forma intencional.
O impacto no desenvolvimento do ensino regular tem se mostrado positivo, com maior participação e melhor rendimento dos alunos, além de solicitar, tanto dos professores como da equipe de gestão, uma busca constante por novas estratégias e conhecimentos, o que os fazem demonstrar muita motivação para trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário