Desde a antiguidade aprender a ética e a cidadania (virtudes), já era um tema polêmico. Aristóteles acreditava que não era possível, que as virtudes, eram herdadas dos pais ou uma escolha dos Deuses. Protágoras acreditava ser possível, que as virtudes eram aprendidas por toda a vida através da convivência com pais, amigos e professores. Não havia uma disciplina para se ensinar a ética, todos deveriam se empenhar nesta questão.
Atualmente, ensinar a ética não é papel exclusivo da escola; a televisão, a igreja, a família e os amigos também exercem esta função.
Os professores têm importante papel na formação dos valores, para tanto, não devem desprezar os conteúdos disciplinares, mas também, trabalhar de forma transversal e intencionalmente temas eticamente relevantes para cada comunidade escolar. O exemplo, o comportamento e a forma como conduz a aprendizagem são também essenciais para se trabalhar a ética na escola; cabe aqui uma citação do Padre Antônio Vieira: "Para falar ao vento, bastam as palavras; para falar ao coração são necessárias obras."Não adianta ensinar o conceito de solidariedade, deve-se ser solidário e da mesma forma AGIR em relação a outros valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário