sábado, 22 de outubro de 2011

Educação e Valores - Bulliyng (vídeo 28)

O termo não tem um termo equivalente em Português,  mas seu significado se "traduz" em atitudes agressivas praticadas por uma pessoa ou um grupo, de forma intencional, através de atitudes como  xingamentos, humilhações, exclusão, roubo até chegar a agressões físicas que podem ser fatais).
As principais características do bullying são ações repetidas, sem motivação e com um desequilíbrio de forças, que impossibilita a defesa da vítima. As vítimas por sua vez tendem a ser pessoas quietas, com dificuldades de sociabilização ou o inverso, muito hiperativas e impulsivas.
Os agressores muitas vezes escolhem vítimas de acordo com suas características físicas, sócio-econômicas ou por orientação sexual, as quais estes julgam inadequadas. Além disso o bully tende a desrespeitar normas, mente constantemente, não se sente culpado e tem características de liderança.
Os espectadores também contribuem para o bullying, seja de forma passiva, seja de forma ativa.
Atualmente o bullying virtual, tem preocupado os especialistas, pois tem maior alcance e dificulta a punição.
As consequências para as vítimas podem ser graves, indo do isolamento, até o suicídio ou homicídio.
Os professores podem auxiliar na diminuição do bullying, através da conscientização sobre o fenômeno, sensibilização da comunidade escolar, dando apoio e proteção as vítimas, estabelecendo regras e limites, mas principalmente desenvolvendo um ambiente escolar de confiança, solidariedade pautado na ética e na democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário