quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Educação e Valores - Diversidade/Pluralidade Cultural na Escola (vídeo 23)

O vídeo levanta possibilidades de como trabalhar em um escola que até os anos 80 era elitista e com a democratização do ensino, passa a receber uma população discente multi-racial e com grandes transformações nos aspectos socioculturais. O que a escola atual deve contemplar: a igualdade de todos ou as diferenças dos vários grupos?
Existem algumas teorias a este respeito: o outro é a fonte do mal; o outro como sujeito pleno de uma marca cultural; o outro como alguém a tolerar. As  três teorias geram certa tensão inerente ao tem da pluralidade, pois acabam de algum modo excluindo ou taxando determinados grupo.
Somente a partir da Constituição de 1988, começa-se a ter certa preocupação com minorias e o tema diversidade passa a ser abordado em leis e projetos educacionais.
A palestra nos deixa algumas interrogações:  que questões devem ser abordadas em relação a diversidade e de que forma, sem que a tentativa de aceitar e respeitar as diferenças, acentue ainda mais a discriminação e o preconceito? Como é possível trabalhar o duo valores/diferenças em nossas escolas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário