quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Educação e Valores - Violência e Educação (vídeo 19)

Não é fácil falar sobre a violência, mas é necessário discutir este tema, debatê-lo, diagnosticar e reparar (palavra que tem dois significados: olhar atentamente e consertar ou arranjar);
Muitas vezes, diante de tanta violência, acreditamos que esta é natural, tanto no mundo como na escola ela ocorre de diversas maneiras (agressões, furtos, vandalismo,desrespeito verbal).
Nas instituições escolares se faz necessário diagnosticar a violência, esta, pode estar infiltrando na escola a partir de brigas de gangues ou do tráfico de drogas que ocorrem no entorno da escola; podem estar na família ou podem estar dentro da própria escola.
Existem escolas que apesar de estarem localizadas em comunidades violentas, não são violentas. São escolas que conseguiram conexões com a comunidade através de outras instituições (a igreja, a polícia, o conselho tutelar,etc). A escola não conseguirá resolver todos os problemas da violência sozinha;
Muitas vezes se faz necessário observar a própria escola: como os professores estão preparados para trabalhar este tema? Os alunos, se sentem respeitados? As secretarias de educação estão dando o apoio necessário? São problemas a serem discutidos coletivamente e encarados pela equipe escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário