terça-feira, 4 de outubro de 2011

TemasTransversais - Conceito de Transversalidade (vídeo 5)

O vídeo fala sobre os principais objetivos da Educação atual: a informação e a formação ética e moral da criança. Ambos estão presentes nos projetos político-pedagógicos de muitas escolas, porém, no geral, os professores, até por conta de falhas no proceso acadêmico, têm se dedicado somente a conteúdos específicos das disciplinas, esquecendo-se de abordar temas importantes que devem atravessar todas as disciplinas e perpassar os diferentes campos do conhecimento.
Assuntos como drogas, meio ambiente, sexualidade entre outros que deveriam estar realmente presentes nos conteúdos de todas as disciplianas, de acordo com as necessidades de cada comunidade, afim de facilitarem a formação ética e moral do aluno (que anteriormente cabia principalmente a família), são trabalhados de forma fragmentada, trazendo de volta a disciplinarização.
É necessário cruzar conteúdos específicos com os não específicos, tratar de temas que tragam respostas a sociedade e desta forma, conectar a escola à vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário