segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vídeo-aula 10: Educação em Direitos Humanos no Brasil

Durante o Brasil Colônia muito pouco se fez em relação aos direitos humanos, pois todos os interesses estavam voltados para os colonizadores.
Historicamente a educação e a aprendizagem dos direitos humanos no Brasil surgiram durante os períodos de ditadura, quando organizações antirepressão, auxiliavam as vítimas do sistema político e manifestavam nas ruas, no teatro, na música, nas artes, o desejo de liberdade e igualdade de direitos.
Após  a institucionalização dos direitos humanos, a luta hoje é para por em prática no cotidiano, o respeito pelos direitos alheios e a convivência realmente democrática.
A escola, deve apresentar a história, de maneira que a criança e o adolescente, tenha contato com os fatos, com as lutas e com as conquistas durante o processo de democratização, além de torná-los conscientes de seus direitos, para que estes, possam lutar contra qualquer tipo de opressão, que ainda existe até os dias de hoje, embora não seja tão escancarada como na época da ditadura militar.
Educar em direitos humanos, compreende incluir no currículo formal conteúdos relativos a este tema, apresentar as legislações de proteção, mas ao mesmo tempo aplicá-las no cotidiano, evitando assim que o aluno se torne omisso ou cúmplice de processos autoritários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário