segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vídeo-aula 8: A Característica Multicultural da Sociedade Contemporânea e suas Consequências para a Convivência Democrática

Uma das características do 3º Milênio são as mudanças sócio-econômicas que criaram grupos distintos, devido as diferenças econômicas entre os mesmos, ao acesso as tecnologia e mídias, aos modismos, ao consumismo e a vulnerabilidaade de alguns indivíduos quando comparados aos grupos hegemônicos.
Anderson (1993), cria o conceito das comunidades imaginárias, ou seja, nos sentimos pertencentes a determinadas comunidades fechadas, o que não ocorre, pois somos constantemente influenciados por outros grupos com os quais convivemos e por "textos" culturais a que temos acesso.
A partir de comportamentos e culturas transmitidas pela veloz tecnologia, assumimos determinadas políticas de identidade; quem e como devemos ser?
O acúmulo de determinadas características hegemonicamente aceitas, garante ao cidadão uma classificação social positiva, enquanto as diferenças tendem a excluir.
Não devemos portanto, enquanto educadores, tentar homogeneizar o processo educativo, como se todos os alunos fossem iguais, mas respeitar a diversidade cultural, trabalhar para a inclusão e tentar dar oportunidades e acesso a grupos que historicamente têm sido julgados com inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário