segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vídeo-aula 9: Construção do Sujeito de Direito

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "todos são livres e iguais em dignidade e direitos." Porém a institucinalização das normas relativas aos direitto humanos, não garante que o sujeito de direito seja verdadeiramente instituído. Isto requer a participação dos vários seguimentos e instituições da sociedade.
Um dos principais problemas enfrentados para se constituir os direitos humanos é a violência. Apesar de todas a legislações criadas para garantirem a proteção da criança e do adolescente, a violência contra estes grupos é visível na maioria das sociedades.
A legislação de proteção a criança no Brasil é excelente, porém necessitamos capacitar profissionais (professores, advogados, policiasi, juízes) para aplicarem adequadamente estas leis e fazê-las estarem presentes no cotidiano.
Segundo Paul Recoeur, "o que está para além da violência é o que é contrário a ela, é o uso da palavra". Portanto, ensinar de maneira adequada, significa manter uma relação de igualdade com os educandos, em que a conversa e o diálogo franco, aberto e fraternal é essencial.
Parece simples, porém dialogar, reunir professores imbuídos a seguir a mesma linha de pensamento , não é fácil, mas é um processo heurístico, descobre-se como se faz, fazendo-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário