segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vídeo-aula 7: Os Estudo Culturais e a Produção da Identidade e da Diferença

A identidade pode ser determinada a partir de três concepções:
- Iluminista: em que o indivíduop já nasce com características boas ou ruins;
- Sociológica: a identidade se forma a partir das influências do meio, não podendo ser modificada;
- Pós-moderna:  na qual a identidade se forma a partir das influências do meio, mas podem ser alterada.
A identidade é fruto da linguagem que define seus significados, o que permite conceituar o que é certo ou o que é errado, criando assim as diferenças.
As relações de poder estão diretamente ligadas a classificação de correto ou incorreto, visto que a classe dominante, com mais oportunidades culturais, estigmatiza como negativas a identidades dos menos favorecidos culturalmente. As elites, normalmente se julgam superiores, negando as características positivas dos outros.
As identidades se formam por processos de significação e símbolos (roupas, música, sexualidade), que podem segundo a visão pós-moderna,  se transformar constantemente. Aqueles que não estão dentro do padrão do grupo, devem se enquadrar nos mesmos, ou serão excluídos.
Educacionalmente temos que rever nosso papel; será que muitas vezes, nós também não classificamos nossos alunos em bons ou maus? Comportados ou indisciplinados e violentos? Os que aprendem e os que não têm jeito?. Devemos nos lembrar que a classificação pode marcar o sujeito pelo resto de sua vida e estarmos atentos, acreditando sempre na transformação que o processo educacional pode promover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário