sábado, 28 de abril de 2012

Vídeo-aula 4: A Convivêmcia Democrática na Ótica dos Estudos Culturais

Os estudos culturais contribuem para a formação dos indivíduos na sociedade, pois estabelece relações da cultura com o mercado, o Estado e a sociedade civil.
As relações sociais são marcadas pelas relações de poder que determinam a verdade e o conhecimento segundo as elites; os estudos culturais permeiam ideias e ações ativistas contrárias a hegemonia cultural, por esta razão no campo político, estes estudos, tomam partido dos menos privilegiados, a favor de uma cultura democrática (redução das diferenças culturais e de renda).
A cultura não deve ser compartimentada, pois a escola, a família, a rua, o clube, a igreja. os hospitais entre outros, são espaços culturais com significados próprios, mas que interagem entre si.
Apesar de existirem fronteiras entre as diferentes culturas, o homem pode intervir na realidade cultural, através da centralidade substantiva, que vê na mídia e na globalização a possibilidade da formação de sociedades mais híbridas.
As relações da cultura com a política e com a economia constituem a realidade cultural, pois estes aspectos regulam, classificam e criam novas identidades na sociedade em que vivemos. Por esta razão, a prática pedagógica ancorada nos estudos culturais, torna-se perturbadora das sociedades hegemônicas, a medida em que produz sujeitos mais concientes e que desejam maior igualdede sócio-econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário