sábado, 28 de abril de 2012

Vídeo-aula 5: Entrevista de Ana Maria Klein com o professor Solon Viola

A entrevista fala sobre a dificuldade da instituição dos direitos humanos no Brasil. Segundo o professor Solon,  os direitos humanos começam a se instituir no Brasil após o fim da ditadura, com as conquistas das anistias aos exilados políticos e com o movimento da Diretas Já; porém, estes, não conseguem se estabelecer de fato, devido a herança histórica enraizada na cultura das classes dominantes, que têm o apoio da mídia.
Para que a concepção sobre direitos humanos se torne menos restrita, ainda segundo Solon, a educação necessita resgatar fatos históricos e conquistas sociais importantes, levar em conta o educando, seus saberes e sua realidade, para que os mesmos tornem-se sujeitos de direitos.
Os direitos humanos não se restringem ao espaço nacional, mas extrapolam fronteiras. A escola não deve internalizar o estudo sobre os direitos humanos, mas expandir essa discussão, criar novos espaços, fazer com que os alunos observem criticamente as mídias e desta forma possam, numa relação dialógica embater e propor idéias para a melhoria da qualidade de vida e consequentemente promover maior igualdade entre as pessoas, características do respeito aos direitos humanos.
O aquisição de conceitos sobre os direitos humanos é extremamente importante, mas uma vez adquiridos, necessitam ser vivenciados e exercitados
É preciso ter uma relação de humanidade com os alunos, mostrando-lhes as atrocidades cometidas no decorrer da história e o quanto foram repugnantes, sem contudo, deixar de fomentar o sonhar, o desejo de agir para que o mundo seja mais igualitário e fraterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário