segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vídeo-aula 11: Políticas Culturais, Multiculturalismo e Currículo

As políticas culturais podem ser classificadas como: segregacionista, que exclue os indivídos; assimilacionista, que deseja que os grupos minoritários assimilem as idéias, comportamentos e modos de ser das classes dominantes e integracionista, que percebe as diferenças, preserva os significados de cada grupo e busca aproximar as diferentes culturas.
O multiculturalismo, segundo Peter Maclarem está ligado as diferentes formas de políticas educacionais e pode ser classificado da seguinte maneira:
- Conservador: em que prevalece a significação cultural do sujeito, considerando-a superior ou mais interessante do que a cultura de outros grupos. Este tipo de multiculturalismo tende a homogeneizar grupos;
- Liberal:  há um conflito cultural, em que apenas os significados mais relevantes para um grupo sobreviverão;
- Pluralista: Valoriza as diversas identidades, mas não há uma discussão ampla e conjunta a respeito das mesmas;
- Essencialista de esquerda: reconhecimento de grupos culturalmente oprimidos, sem a compreesão de que nem em todas as situações o indivíduo se encontra em desvantagem; muitas vezes, o indivíduo oprimido em determinadas situações , se torna opressor em outras;
- Crítico: reconhece as diferenças, promovendo a experiência de encontros entre os grupos. Este conceito de Multiculturalismo é considerado o mais  adequado para se definir  o currículo.
Conclui-se que a decisão curricular é um ato político, pois permitirá a constituição de sujeitos de direito, posicionando-os em relação às diferentes culturas de forma democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário