sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vídeo-aula 1: Contexto Histórico dos Direitos Humanos

Apesar de não fazerem parte de uma declaração ou serem intituladas de lutas pelos direitos humanos, desde de a antiguidade, ocorreram rebeliões e manifestações públicas que buscavam a igualdade de condições peculiar aos direitos humanos. Em antígonas, por exemplo, as famílias se reuniam em praças públicas, para reivindicar o direito de enterrarem seus mortos.
A Revolução Francesa é outro exemplo de como os direitos humanos podem se constituir a partir de movimentos sociais. A população francesa ao perceber as diferenças entre as classes promovidas pelo autoritarismo, proclamaram os ideais de liberdade, igualdadee fraternidade.
De maneira geral a declaração dos Direitos Humanos e a instituição dos mesmos, ocorreram a partir de movimentos sociais insatisfeitos com as disparidades sócio-econômicas e com a opressão de governos autoritaristas, além do medo, causado pelo terror e a falta de respeito com o ser humano, característicos da 2ª Guerra Mundial.
Na escola, os Direitos humanos, não devem ser tratados como uma declaração, mas introduzidos, através de temas recentes como a desigualdade social, a violência e o meio ambiente, por exemplo; desenvolvidos através de pressupostos éticos, que permeiem o respeito entre os cidadãos e uma convivência solidária e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário