quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 28 - Depressão na Infância e na adolescência

As últimas pesquisas demonstram que crianças e adolescentes estão tão suscetíveis a depressão, quanto os adultos. A incidência da depressão nestes grupos é de 1% na idade pré-escolar, de 2 a 4% na fase escolar e de 5 a 8% na adolescência. Enquanto crianças, a proporção de indivíduos depressivos, se equivalem em relação ao gênero, porém, a partir da adolescência as meninas apresentam maior percentual da patologia.
A depressão pode ser definida por um estado de tristeza profunda, associada a sintomas fisiológicos e orgânicos que prevalecem por pelo menos um mês, causando perda de interesse e motivação,  humor deprimido e diminuição da energia para fazer atividades diversas; estes sintomas, trarão interferências na vida pessoal (problemas ligados a alimentação, ao sono e a libido).
As causas da depressão são multifatoriais e podem estar associadas a fatores biológicos (genética, química cerebral), psicológicos (traumas, stress, desamparo), sócio-culturais (expectativas frustradas, pouco suporte social).
Os fatores de risco mais comuns que podem levar a depressão são: histórico familiar, pertencer ao sexo feminino, episódios depressivos anteriores, stress, dependência química, violência e elevada exigência acadêmica (competitividade exacerbada).
Os principais sintomas que devem ser observados por pais e professores são: desinteresse, humor alterado, irritabilidade, tristeza, isolamento, choro frequente, queda do rendimento escolar,  entre outros fatores, que podem atingir o extremo da depressão, quando se manifestam os desejos de morte ou de suicídio.
Nos casos mais graves aconselha-se o encaminhamento do indivíduo a profissionais da saúde. Estes, indicarão a medicação adequada e tratamento psicoterápico, porém, é necessário que se forme uma rede de apoio social entre familiares, professores e amigos, indispensável à recuperação.
Cabe a escola: identificar possíveis causa que deflagaram qualquer sintoma depressivo; minimizar impactos negativos dos sintomas depressivos; proporcionar atividades que desenvolvam habilidades para solucionar problemas; Fortalecer condições que garantam a busca por ajuda; estimular a participação em atividades cooperativas e procurar inserir a criança ou adolescente em uma rede social que envolva os vários contextos da vida dos mesmos. Não é necessário dizer que a afetividade e o respeito são essenciais neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário