sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 13 -Eduacação geográfica, estudo da cidade e cartografia

Estudar a cidade, significa reconhecê-la, identificá-la e compreender as informações que ela traz em sua arquitetura, formação, raízes, enfim, sua história.
Fazer da cidade um objeto de estudo, exige ir além dos muros da escola, conhecer e vivenciar as situações do bairro ou da comunidade, buscar outros espaços de aprendizagem (museus, parques, fábricas, rios, comércio) e trazer os  dados coletados, para dentro do currículo.
Entender  as tramas produtivas, a rede de relações socioculturais, a organização ou desorganização da cidade e as políticas públicas, ajuda a superar a superficialidade das disciplinas trabalhadas de forma estanque, somente dentro da escola e permite reorganizar o currículo e as metodologias.
O aluno descobre que a cidade é mais do que aparenta, tem uma estrutura e uma função que podem ser modificadas pelas diversas comunidades ou grupos que nela vivem, mas isto necessita ser feito através de um projeto.
A escola tem condições de desenvolver projetos, com enfoque morfológico, histórico ou ambiental por exemplo, mas, como já foi dito, é necessário buscar objetos de estudo fora da escola, para que os educandos percebam como funcionam as cidades, como vivem as pessoas, qual a qualidade e realidade de vida destes cidadãos e o que as autoridades políticas fazem para transformá-la, para que posteriormente, o próprio aluno passe a ser um agente transformador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário