quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 16 - Sexualidade e prevenção de risco

O grande índice de gravidez na adolescência e o o aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS entre os jovens, se devem principalmente a falta do uso de preservativo e métodos contraceptivos.
Atualmente, existe um marketing de prevenção nos principais canais da mídia, porém, os resultados não são animadores, já que as estatísticas não apresentam queda no número de infectados (DSTs/AIDS) entre adolescentes, ao contrário apresentam aumento.
A escola, apresenta-se como espaço importante para debate deste tema, pois tem a possibilidade de desenvolver projetos que apresentem os diferentes métodos anticoncepcionais e enfatizem as  responsabilidades sobre direitos e deveres em relação ao respeito pelo seu corpo e do outro, diminuindo assim os riscos de relações sexuais que podem trazer a gravidez ou danos a saúde.
Dinâmicas com os professores podem auxiliar no desenvolvimento deste tema, pois muitas vezes, estes não se sentem a vontade ou não têm formação acadêmica adequada para tratar deste assunto.
A escolha do tema transversal sexualidade não implica apenas em esclarecer dúvidas sobre o sexo em si, mas abre campo para o debate sobre a afetividade, o querer bem, o desejo simultâneo pela relação sexual e não como concessão a pressões de grupos ou do parceiro, a questão da diversidade sexual, o respeito nas relações e a responsabilidade compartida no caso de uma gravidez. Estes assuntos são extremamente ricos para o desenvolvimento de valores.
A escola pode ainda, estudar a validade da distribuição de preservativos e debater temas como o uso da pílula do dia seguinte, porém, antes de tomar qualquer iniciativa neste sentido, convém abrir a discussão com a comunidade escolar; envolver pais, alunos, professores, representantes comunitários e de outras instituições existentes no entorno da escola é imprescindível, justamente por se tratar de um tema extremamente polêmico, mas que necessariamente deve ser debatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário