quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 15 - Sexualidade na escola

A sexualidade é um tema pouco debatido nas escolas, seja pelo despreparo dos professores, seja pela falta de um ambiente propício (preconceitos, tabus, pudor).
A gravidez na adolescência representa 21% das gestações do país; a região norte e nordeste apresentam as maiores porcentagens de jovens grávidas, assim como as de abortos (23% no norte e 20% no nordeste).
A sexualidade está presente desde o nascimento, apresentando diversas zonas erógenas corporais até a adolescência, quando entra na fase genital adulta, após a puberdade.
Ao mesmo tempo em que a sexualidade se desperta, há um sentimento de perda do corpo infantil, dos pais da infância e do papel da identidade sócio-familiar infantil.
A adolescência possui três fase:
1ª fase:  de 11 a 13 anos nos eninos e de 12 a 14 anos nas meninas; há um questionamento sobre a normalidade corporal, ligada a aquisição da imagem corporal e uma redefinição dos modelos de relacionamento e comportamento.
2ª fase: de 13 a 16 anos para meninos e de 14 a 17 anos para as meninas; ocorrem as últimas transformações físicas e a inserção social do indivíduo, gerando conflitos de independência, pois ao mesmo tempo em que quer  se tornar independente, sente necessidade de proteção da família.
3ª fase: de17 a 21 anos; a identidade sexual forma-se neste período, ao mesmo tempo em que, na maioria dos casos, iniciam-se as relações afetivas e sexuais; o indivíduo busca independência material, ao passo que constrói um identidade adulta.
As práticas sexuais e afetivas, devem ser objeto de estudo no ambiente escolar, já que podem ser observadas de diversas maneiras durante a adolescência:
- a masturbação é mais  precocemente praticada pelos meninos, as meninas começam a se masturbar somente a partir dos 15 anos; esta prática é comum e só deve ser motivo de preocupação quando ocorrer uma dificuldade em se masturbar, ou, quando houver certa compulsão pela prática do "exercício";
- a questão ficar ou namorar é natural nesta fase, para que se possa conhecer e explorar aspectos afetivos e sexuais  latentes durante a adolescência. Namorar exige mais fidelidade e por isto os meninos preferem ficar, pois têm medo de serem traídos;
- a virgindade é outro ponto, pois simboliza um ritual de passagem da infância/adolescência/juventude. Normalmente os meninos têm a primeira relação sexual com 13,9 anos e as meninas 15,1 anos em média.
- o homossexualismo, que causa incertezas, medo e dúvida,  não deve ser tratado com repressão e desconfiança por parte dos adultos e outros jovens, mas com naturalidade, apoio e aceitação.
- as relações forçadas que ocorrem com 15% das meninas e 2% dos meninos podem ocorrer entre amigos ou até mesmo dentro da família;
Cabe a escola abrir discussões sobre os temas propostos acima e com naturalidade promover debates esclarecedores, com cunho formativo, que permitam ao adolescente compreender melhor esta difícil fase da vida e entender não só os "problemas" pelos quais está passando, mas respeitar seu colegas; esta ação certamente trará a possibilidade de uma travessia mais tranquila pela adolescência e o desenvolvimento de valores importantes neste sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário