sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

vídeo-aula 21 - Lazer,cultura e elementos comunitários

O lazer tem um conceito muito subjetivo, de acordo com as características socioculturais e físicas do local onde se pretende desfrutar de atividades prazerosas.
Segundo Henderson (2001), a dificuldade de se conceituar lazer está na contextualização da experiência desenvolvida, que pode ter três abordagens: tempo, tipo de atividade e estado da mente.
Outra definição também respeitada pelo meio acadêmico é a de Dumazedier: " um conjunto de ocupações, as quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se, entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação social voluntária, sua livre capacidade criadora, após livrar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais". O autor ainda releva três importantes dimensões do lazer: o descanso, divertimento e o desenvolvimento.
O divertimento e o desenvolvimento são essenciais para a sensibilização da comunidade no que tange a construção de valores, e para isto, a escola deve atentar-se aos conteúdos culturais propostos por Dumazedier: interesses artísticos, intelectuais, manuais, sociais, físicos e turísticos.
A escola deve auxiliar na utilização de espaços de lazer já existentes na comunidade e proporcionar aos alunos a capacidade de reivindicação ao poder público de espaços e equipamentos de lazer, já que este, é um direito de todo cidadão.
Cabe ao poder público investigar se determinados equipamentos de lazer são de interesse da comunidade em questão, estabelecer políticas de animação cultural através da atuação de profissionais, até que estes possam ser substituídos por membros da própria comunidade (o que pode ser feito através do suporte de projetos educacionais desenvolvidos pela escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário