sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 14 - A cartografia e a representação dos lugares

Estudar a cartografia pode ser um bom suporte para  o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois um mapa deve se lido como um texto.
Os mapas não são somente desenhos, traços ou indicadores de posições geográficas, mas trazem em si um contexto histórico, basta observar um mapa antigo de uma cidade e o mapa atual, para perceber  o desenvolvimento local, as mudanças ambientais, econômicas e socioculturais do mesmo.
A cartografia explicita  conflitos e expressões religiosas ou políticas, ajudando por exemplo, a desenvolver conteúdos da História, Geografia e Filosofia. A lógica dos mapas, permite aos educadores, trabalhar coordenadas, ângulos, área, porém de uma forma contextualizada, pois estes se referem a um local, a uma sociedade, com valores históricos e sociais que materializam o território.
Uma boa estratégia para trabalhar a cartografia é sair a campo, conhecer a comunidade, a cidade, desenhar mapas (ainda que distantes da perfeição cartográfica), discutir dados do IBGE e as transformações socioculturais ou ambientais de determinados locais e assim  promover aprendizagens pautadas na realidade.
As aulas em ambientes destintos aos da escola, promovem o contato com o cotidiano e a observação das diferenças sociais, das injustiças e dos desmandos políticos ou ambientais, desenvolvendo aos poucos o senso crítico do aluno e valores como solidariedade, justiça e respeito as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário