Dewey, associa a democracia a um modo de vida e não ao domínio de conceitos; deve ser uma proposição ética e moral. Por ser um modo de vida, a escola deve criar possibilidades de se trabalhar os direitos humanos e consequentemente a democracia.
Os projetos devem se desenvolver por meio de duas vias:
1- Educar para a democracia: de forma que os direitos humanos estejam presentes nos conteúdo e sejam objetos de estudo, tanto de alunos, como de professores;
2- Educar pela democracia: que o processo educacional se traduza em projetos, ações e atitudes democráticas e não se torne uma farsa, presente apenas em arquivos de planejamentos obsoletos; a cooperação e atitudes positivas, que demonstram respeito aos direitos humanos, são essenciais para uma escola que pretende ser democrática.
No Brasil, a Educação em Direitos Humanos (EDH), passa a ser um compromisso assumido pelo governo, ao ratificar as Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), mas tem como marco principal a criação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2003), revisto no ano de 2006, afirmando o compromisso de políticas públicas com a EDH.
A EDH, deve ser implantada na escola a partir de cinco dimensões:
1- Apreensão de conhecimentos sobre os direitos humanos e sua relação com contextos em que a escola está inserida (campo epistemológico);
2- Afirmação de valores: atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos (campo axiológico);
3- Formação de uma consciência cidadã (dos direitos e deveres de cada um);
4- Desenvolvimento de processos metodológicos participativos (aluno protagonista);
5- Fortalecimento de práticas que promovam os direitos humanos, assim como a reparação das violações dos mesmos(campo da práxis).
Os conteúdos a serem trabalhados na EDH,devem ser classificados em três diferentes níveis:
1- Os maxiconteúdos: constituídos por componentes que integram os campos de atuação da EDH;
2- Os intermediários: abrangem conhecimentos específicos das disciplinas, relacionando direitos humanos aos conteúdos escolares tradicionais;
3- Os miniconteúdos: atrelados aos contextos, a realidade e especificidades de ensino (nacional e local).
Inserir conteúdos da EDH na escola atual significa trabalhar de forma pluridisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar, articulando as disciplinas entre si, descartando assim, a necessidade de se criar um novo componente curricular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário