segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 26 - Uh Batuk-erê : uma ação na comunidade

A vídeo aula relata a experiência realizada na E.M.E.F. Professora Esmeralda Salles Pereira Ramos, na zona norte de São Paulo. A escola está localizada no bairro do Jaçanã/Tremembé que é considerada área de risco pelos autos índices de violência, precariedade do saneamento básico e construções em terrenos irregulares. Além destes fatores, percebia-se no ambiente escolar, dificuldades nas relações ensino-aprendizagem, baixa estima dos alunos, atitudes preconceituosas e outros problemas nas relações interpessoais.
A ação da escola foi pautada no diálogo com a comunidade, buscando num primeiro momento o desenvolvimento da autonomia dos alunos através do resgate da identidade local e de o oferecimento de oficinas de dança, artesanato e música, que permitiram maior participação, produção e expressão de idéias por pate dos alunos.
O projeto estabelece, então, cinco frentes de trabalho que são:
- Fórum comunitário: com a elaboração da carta Esmeralda e redigida a partir de temas relevantes para a comunidade e com a participação de vários segmentos da mesma; estabelecendo ações prioritárias e encaminhando a carta a autoridades competentes para auxiliar na solução de problemas;
- Trilhas culturais: utilização de espaços da cidade para promover atividades culturais aos alunos e possibilitar aos mesmos a oportunidade de comparar as diferenças sociais, despertando o desejo de modificar a realidade da sua comunidade;
- Apresentações:  realizadas interna e externamente, visando melhorar  a auto estima e assim, perceber que modificações já ocorreriam;
- Protagonismo do aluno: são eles que trazem e levam as informações para a comunidade, organizam eventos, recebem a comunidade, enfim, são parte fundamental no projeto.
- Realização de eventos internos: que permitem a integração da comunidade ao projeto e a observação dos resultados do mesmo, no que diz respeito ao desenvolvimento dos alunos e a mudanças ocorridas na própria comunidade.
A inovação do projeto é o diálogo permanente entre ação, sentimento/emoção e ação, num processo contínuo e de valorização da cultura local,  ressignificando a escola, como elemento agregador e também responsável pela comunidade.
Os resultados do projeto foram expressos através do reconhecimento de autoridades locais, municipais, estaduais e até federais, além de melhorar de fato o desempenho dos alunos, as relações entre os mesmos e com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário