terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 7 - Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares

O crescimento é fruto da maturação óssea, que ocorre em três fases:
- Primeira infância (1 a 3 anos): é a fase em que ocorre o maior crescimento pós natal e é resultante de uma alimentação adequada;
- Segunda infância (4 a 8 anos): nesta fase o crescimento está ligado a produção de hormônios de crescimento e tiroideano;
 Puberdade (9 a 17 anos): é a fase em que ocorrem as principais transformações físicas, sociais e emocionais; o crescimento nesta fase (estirão puberal), ocorre de forma diferente entre meninos e meninas (normalmente dois anos antes dos meninos) e está relacionado com o estadio puberal. Nas meninas o estadio puberal  caracteriza-se pela telarca (botão mamário), pubarca (surgimento de pelos) e menarca (primeira menstruação), que estimula a produção de hormônios. Nos meninos esta fase, caracteriza-se pelo crescimento dos testículos, do pênis e pelo aparecimento do pelos, resultando na liberação de testosterona e do hormônio do crescimento.
Para acompanhar o crescimento e avaliar se este é adequado, é necessário observar gráficos de crescimento, o índice de massa corporal (IMC) e a idade de início dos caracteres sexuais secundários.
Alguns fatores como a atividades física, sono nutrição e doenças, fatores ambientais  e sociais podem influenciar no crescimento, mas a genética é o principal fator na estatura final do ser humano.
O cálculo do canal de crescimento final da criança é feito da seguinte maneira:
- meninas: soma-se a altura do pai e da mãe, subtrai-se 13 e divide-se por 2;
- meninos: soma-se a altura do pai e a altura da mãe a 13 e divide-se por 2;
Este cálculo dará uma previsão genética do crescimento final,  mas dependerá também de fatores ambientais.
O IMC, varia de acordo com a idade e sexo das crianças; até os quatro anos este índice deve reduzir, caso ocorra o contrário, aumenta-se o risco do desenvolvimento da obesidade nas próximas fases do desenvolvimento. Para calcular o IMC, é necessário dividir o peso, pela altura ao quadrado e observar na tabela de classificação, se:  o indivíduo está obeso (acima de 95), sobre peso (entre 85 e 95), adequado (entre 5 e 85) ou desnutrido (abaixo de 5).  
O sobrepeso ou a obesidade, correlacionam-se com doenças coronarianas, pressão alta e diabetes. Daí a importância da escola em observar o desenvolvimento físico do aluno, sua alimentação no ambiente escolar e a forma como as mídias influenciam o consumo exagerado de produtos nem sempre saudáveis, e, a partir desta realidade, desenvolver projetos educativos e preventivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário