terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 6 - Educação Comunitária e questões de gênero na escola

As questões de gênero devem ser trabalhadas a partir do desenvolvimento de projetos baseados nos direitos humanos, na igualdade das relações entre homens e mulheres, nos conflitos existentes entre os mesmos e no comportamento ético de ambas as partes.
Visando contribuir para a redução dos conflitos de gênero, a equipe escolar deve incluir este tema nos conteúdos escolares, a partir do levantamento de dados da comunidade em que está inserida. Esta intervenção deve ser planejada, através de fóruns escolares, pesquisas de campo e participação da família e outras instituições.
Após o levantamento dos dados é necessário permitir ao aluno a análise dos mesmos: se os conflitos são de ordem física ou verbal? O quão frequente são na comunidade e na escola? Quais as sugestões para a solução destes conflitos?
É também parte importante do projeto, avaliar se houve progresso no desenvolvimento de valores morais e éticos, e, se mudanças atitudinais realmente ocorreram, tanto na escola, como na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário