terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vídeo aula 5 - Protagonismo juvenil e participação escolar

Como o próprio título sugere o vídeo trás a problemática da pouca participação do aluno no processo de aprendizagem, que muitas vezes ocorre de forma unilateral: o professor, detentor de todo o conhecimento expõe e seu aluno, passivamente "aprende".
John Dewey, defende  a participação efetiva do discente no processo ensino-aprendizagem, através da aplicação de "metodologias ativas de aprendizagem", em que a ação do aluno é essencial para que a aprendizagem realmente aconteça.
Mayo, Donnelly, Nash e Schwartz, defendem a aprendizagem baseada na solução de problemas; problemas relacionados com a realidade do aluno, questões ligadas ao meio ambiente, a violência, às diferenças sociais, entre outras, que permitam uma abordagem contextualizada por parte do professor e ações significativas para o aluno.
O educando deve ser instigado a apresentar ou trazer problemas do mundo real (estar em contato com a comunidade) e participar ativamente de projetos (grêmio estudantil, teatros, assembleias escolares, rádios comunitárias ou escolares) que busquem soluções para as situações-problemas  levantadas.
A implantação desta forma de trabalho permite aos alunos maior incorporação de valores éticos e morais, quando comparado a alunos de escolas que não implantaram esta filosofia de trabalho.

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