segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vídeo-aula 12: Multiculturalismo: Encaminhamentos Pedagógicos

A melhor maneira de se trabalhar o multiculturalismo na escola é escolher um tema, apresentando-o aos alunos segundo pressupostos científicos ou de acordo com a visão do professor, sem no entanto, estabelecê-los como verdades absolutas.
O ponto de vista da comunidade deve ser valorizado e mesclado à visão acadêmica e aos conhecimentos de mundo amplamente divulgados pela mídia. A metodologia deve ser ampliada, não se restringindo a oralidade e a escrita, mas oportunizando entrevistas, debates, ampliando os espaços de pesquisa.
A escola deve apresentar-se de forma dialética, com diversas representações de mundo, onde o consenso deve dar espaço a uma discussão saudável, a partir de diferentes idéias sobre um mesmo tema.
Todo conhecimento é transitório e pode se reconstruído, discutido e não simplesmente aceito, quando imposto pelos grupos hegemônicos.
Outro importante aliado pedagógico é o registro, tanto de alunos como de professores, para que se possa observar se estamos na direção que leva ao alcance das metas traçadas, ou se necessitamos recuar e rever estratégias e objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário