terça-feira, 1 de maio de 2012

Vídeo-aula 16: Encaminhamentos Pedagógicos: Blog no Ensino de Ciências

O vídeo relata a experiência de trabalho com seis classes do 9º ano de uma escola de ensino formal.
A escolha do Blog como ferramenta se deu, por este permitir a produção de texto de melhor qualidade, a correção dos mesmos, a reflexão, a análise e aprofundamento de conhecimentos.
 A atividade inicia-se com os alunos produzindo seus perfis, o que permitiu o mapeamento das principais áreas e temas de interesse dos mesmos. Solicitou-se uma produção mínima, mas os alunos começaram a produzir, mais que o mínimo estabelecido. Alguns conflitos surgiram no início do processo (cópia de textos da internet, por exemplo), mas oportunizaram negociações e diálogos importantes para o processo democrático.
Os professores fizeram um acompanhamento constante das produções, a fim de observar que representações os alunos tinham a respeito de determinados temas, colhendo assim dados para preparar novas atividades ou descontruir ideias preconceituosas a respeito dos temas abordados. Observou-se também, que houve interação entre os alunos da classe entre si, com alunos de outras classes e com pessoas de fora da escola, o que ampliou a possibilidade de descontrução de conceitos considerados pouco democráticos, visto que permitiu a exposição de ideias de diferentes grupos e culturas.
O resultado do trabalho foi positivo, visto que  comtribuiu para a produção de texto(tão indesejada pelos alunos), para ampliar o campo de pesquisa e as trocas de informaçoes e ideias, além de modificar o conceito dos alunos a respeito da tecnologia, muito mais amplo agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário