sábado, 5 de maio de 2012

Vídeo-aula 27: A Produção da Identidade/Diferença: a Questão Religiosa

A questão religiosa envolve a pluralidade em que todo indivíduo está inserido ( a origem familiar, o bairro ou comunidade em que vive, os locais que frequenta, a escola, os grupos a que pertence), determinando a formação de uma identidade singular, seu jeito de ser, pensar e agir.
A religião é também fator componente da identidade e esta, é constituída a partir de memórias de experiências que já se teve e a partir da eleição do que se quer ou não crer.
Todos os modos de crer ou não devem ser respeitados, mas o que ocorre muitas vezes, é a percepção de que algumas pessoas se sentem superiores por terem determinadas crenças, quando se comparam com outros indivíduos que seguem outras religiões ou são ateus.
A laicidade do Estado garante a crença ou descrença religiosa, o direito de todos em fazer suas escolhas e desta forma garamtir o respeito à diversidade religiosa, o que não ocorre, por exemplo, em alguns Estados árabes.
A discriminação por motivos religiosos, fere a ética e a Constituição do Brasil, sendo considerada, de acordo com o arigo 5º, um crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário