quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vídeo-aula 21: EDH na Sala de Aula

A aprendizagem constitui um momento de abertura para acolher informações, conhecimentos e significados, e, incorporá-los a maneira de ser e de viver do sujeito. Porém, para que isto ocorra de modo significativo, precisa-se considerar  as capacidades, a história, os conhecimentos prévios, os estados psíquicos, os interesses e as condições de trabalho, tanto dos alunos como dos professores. 
A educação em direitos humanos deve ter o aluno como eixo central  do processo de aprendizagem e ser efetivada de maneira transversal e interdisciplinar. Isto significa desenvolver temas ligados a realidade da comunidade em que o discente está inserido, levantanto que direitos humanos são respeitados ou violados na mesma. Quando se fala em violência contra a mulher, por exemplo, pode-se trabalhar os diversos conteúdos formais como dados estísticos em Matemática, produção de textos em Língua Portuguesa, regiões onde as mulheres são mais agredidas em Geografia e acontecimentos históricos e sociológicos de porque isto ocorre com mais frequência em determinadas sociedades, ao mesmo tempo, em que se trabalha um tema significativo para o respeito aos direitos humanos.
A metodologia utilizada na apresentação do conteúdo é fator determinante para que o aluno considere ou não  relevante e interessante, o tema em questão. Desta maneira, o professor deve procurar diversificar as aulas com atividades extraclasse, visitas a museus, debates,  aulas práticas, experimentos, passeios culturais, fugindo assim da monotonia das aulas expositivas, apesar destas, serem igualmente importantes em determinados momentos do processo de aprendizagem.
A aprendizagem baseada em problemas e o desenvolvimento de projetos são estratégias interessantes para a EDH, pois problematizam a realidade, instigando o aluno à acões investigativas e ao trabalho em grupo que promove a divisão de tarefas e responsabilidades. Exige a ação, a atitude e a descoberta de soluções, tão necessárias para educar em direitos humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário