sábado, 5 de maio de 2012

Vídeo-aula 26: O Papel da Escola no Processo Educativo de Direitos Humanos

A escola é o local onde socializamos, aprendemos e construímos diferentes conhecimentos. As diferentes formas de aprendizagens (cognitiva, emocional, afetiva) irão tornando a criança, mais, ou menos humana, tolerante, compreensiva ou não das diferenças sociais e individuais.
A educação tem a função social de possibilitar conhecimentos nos diversos campos, transversalizando valores, concepções e crenças às ideologias sociais. Portanto, o objetivo da escola deve ser a ampliação e a defesa dos direitos humanos, realizada de forma intencional, ou seja, que estes conteúdos estejam explícitos no currículo.
A EDH brasileira  avançou bastante nos úlitmos anos, devido a produção de documentos e legislações que norteiam nossa ação, porém nem sempre a metodologia aplicada contempla ou condiz a estes planos de ação.
O cotidiano escolar deve ser pautado na crítica, na problematização e no diálogo, que permitam ações e atitudes, através da troca permanente de aprendizagens, relacionando-as a realidade social dos alunos e a problemas presentes na sociedade atual, sem no entanto, perder de vista os conteúdos programáticos.
A legislação deve ser estudada de forma motivante, através da exploração da diversidade cultural brasileira, a partir de linguagens como o teatro, a música e a dança, por exemplo, e não, simplesmente decorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário