O professor deve se aproveitar das paisagens, feiras, museus, parques e arquitetura de sua cidade, como fonte de conteúdo, já que estes espaços permitem buscar informações de caráter educacional, expandindo o universo cultural dos estudantes. Este trabalho pode ser feito também de forma virtual.
O professor deve preparar os alunos para as visitas, com aulas sobre os conteúdos e questionamentos sobre o que o aluno já sabe sobre o objeto de estudo; permitir interações com os espaços e com seus colegas; retomar o conteúdo proposto através da proposição de tarefas e reflexões; relacionar o passado com o presente político, histórico, arquitetônico, natural, geográfico e com outros temas relevantes para a educação.
O planejamento é fundamental : as ações a serem desenvolvidas, o local onde se vai visitar, se o tema aborda assuntos de interesse dos alunos e propicia a interdisciplinaridade; estabelecer juntamente com os alunos locais com importância artística, histórica, ambiental, arquitetônica.
Levar o aluno a aprender fora do espaço escolar, além de tornar a atividade mais motivante, pode tornar o conhecimento, principalmente sobre a comunidade em que se vive, mais acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário