segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vídeo-aula 2: A ação educativa ao longo da trajetória escolar

A vídeo aula procura esclarecer o que a escola representa para o aluno  e qual o papel do professor durante cada fase da aprendizagem. O professor deve trabalhar de acordo com o histórico escolar e de vida de cada educando.
Na educação infantil,  a criança vê a escola como um espaço lúdico, cabendo ao professor institucionalizar a escola, além de ampliar referências dos saberes, da linguagem e da formação;
No ensino fundamental (1ª e 2ª séries), o aspecto lúdico da lugar a algumas cobranças. O professor continua com a missão de institucionalizar o espaço escolar  apresentando regras, sem deixar de motivar o aluno, ajudá-lo nas adaptações, a desenvolver um auto conceito e novos critérios de convivência;
Ainda no ensino fundamental (3ª e 4ª séries), inicia-se o processo do auto conceito acadêmico, o aluno passa a se cobrar mais e comparar seu rendimento com de outros colegas. Nesta fase, é importante que o professor auxilie o aprendiz a organizar-se, trabalhar com suas dificuldades e ganhar certa autonomia.
Do 5º ao 9º ano, o aluno começa a aumentar suas relações no meio extra escolar e seus interesse se dividem com o lazer, jogos, paqueras, etc. A partir desta fase, incluindo o ensino médio, o aluno começa a perceber a importância da escola em sua vida, por outro lado passa por um momento de cobrança no desempenho, de conflitos, de formação da auto estima e da redefinição da identidade e de valores.
É importante neste momento que o professor seja sensível para apoiar, orientar e conscientizar o aluno sobre aspectos da vida social e de suas responsabilidades.
Não existe uma receita para a ação do professor, muitas vezes alunos do ensino médio precisam de auxílio na adaptação ou aprender regras que deveriam ter sido ensinadas em fases anteriores. É necessário que o educador seja flexível, tendo sensibilidade para acolher o educando de acordo com suas necessidades e sua trajetória escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário