quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vídeo-aula 24: Modelos de ensino: das concepções docentes as práticas pedagógicas

Muitos são os desafios da inclusão diante do contexto educacional, que passa por inúmeras transformações: mudanças na legislação, nas relações sócio culturais, na demanda do mercado e nas funções da escola. Diante disto, as concepções docentes também precisam ser modificadas.
O conhecimento específico das disciplinas, a função disciplinadora, a prática pedagógica restrita ao ensino, passam a dar lugar a outros valores como a introdução de novas metodologias e didáticas, a preocupação com o desenvolvimento dos alunos, o trabalho em grupo,  a ampliação das atribuições da escola (anteriormente limitada ao ensino da leitura e escrita), o trabalho conjunto de vários atores que fazem parte da vida do educando (pais, outras famílias, colegas de classe, equipe escolar, profissionais da área da saúde).
Conjuntamente, todos os envolvidos no processo educacional de crianças especiais, devem buscar recursos e soluções para auxiliar o desenvolvimento pleno destes discentes, seja para fazer um diagnóstico, para criar estratégias de aprendizagens, auxiliar no replanejamento, estimular a criança, seja para lutar por melhores condições de trabalho. Porém, deve-se ressaltar, que o professor tem a grande oportunidades de ser o elo entre os vários agentes e o mediador deste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário