Para que o professor possa trabalhar a diversidade cultural, é importante que os conteúdos relacionados a este tema, sejam incluídos sistematicamente no currículo escolar, a fim de nortear o trabalho que será desenvolvido durante o ano.
O educador deve proporcionar ao aluno, o contato com os mais variados tipos de artes e culturas em diferentes épocas, relacionando-os a distintos contextos históricos e sociais, estabelecendo assim respeito as diversidades existentes entre as culturas.
Segundo Chalmers (2003), a escola deve apresentar conteúdos não pertencentes as culturas dominantes, dando ênfase a cooperação, ao respeito mútuo, a equidade social e ao pluralismo e diversidade cultural.
A Arte deve ser estudada ainda, a partir de culturas locais como lendas, festas populares, arquitetura, música e costumes, tornando o processo de aprendizagem destes conteúdos mais motivante, ao passo que trabalha com a identidade cultural, com a história e com a memória dos estudantes, permitindo aos mesmos se tornarem protagonistas no processo de produção artística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário