quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos de desenvolvimento humano

Quando pensamos em desenvolvimento, não podemos olhar a criança como um ser que apreende por si só, de forma linear e autônoma. É necessário pensar em seu desenvolvimento com um todo biológico, psicológico e sociológico. Sendo assim, não podemos deixar de destacar o papel das instituições de que esta faz parte, como a família, a escola, a igreja, além dos grupos sociais a que pertence, na sua formação, desenvolvimento e aprendizagem. Desta forma, é de suma importância que o professor conheça a origem e o histórico de seus alunos. 
Um caso conhecido de como o meio é importante no desenvolvimento do ser humano é o das meninas lobas, que na maior parte da infância conviveram com um matilha de lobos e por isso se comportavam como estes animais, mas, que ao passarem a conviver em sociedade, mudaram a forma de se comunicar, alimentar, locomover e interagir.
No caso da aprendizagem, o professor deve refletir sobre o contexto em que esta ocorre, a forma como se relaciona com os alunos, como introduzir a criança no meio escolar, dando-lhe autonomia, mas ao mesmo tempo intercedendo a seu favor durante durante as dificuldades.
O contato com os profissionais da educação podem ser positivos ou negativos, ou seja, as relações entre professores e alunos, podem delimitar, ou, ampliar e impulsionar interações e aquisições. Por isto, deve-se sempre estimular os alunos, ao invés de prever-se o final de um seu comportamento; nunca se pode dizer que o aluno não vai aprender, se ainda não lhe foi dada esta chance. O professor deve refletir se o seu papel está sendo de abrir ou de fechar portas para o desenvolvimento do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário