segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vídeo-aula 1 : O papel do Professor: Instruir ou Educar

Para pensar na educação atual e no papel do professor, é necessário observarmos os alunos. O mercado e a sociedade, cobram que os estudantes sejam criativos, tenham autonomia, responsabilidade e competência. Por outro lado ameaças como o alcoolismo, a prostituição, a gravidez precoce, a intolerância e a marginalidade, rondam o meio infanto-juvenil.
Considerando estes fatores, fica claro que o trabalho do professor, não pode ter somente um cunho conteudista, mas implica em desenvolver, durante o processo educacional, o respeito a valeres ligados a vida social, a natureza, a cidadania e a ética.
 Não se trata de excluir os conteúdos, mas atrelá-los a realidade sócio, econômica e cultural em que o aprendiz está inserido, aliando assim, o pedagógico ao educacional e desta forma promover a aprendizagem, a formação da identidade, a socialização, a humanização e a libertação (ligada a criatividade e capacidade de resolver problemas).
Os projetos devem integrar escola e comunidade, mas é essencial que estejam previstos no projeto político pedagógico e formalmente pensados e eleitos pela comunidade escolar.
O professor deve estar comprometido com a proposta educacional e isto implica uma prática diária baseada, na ética, na valorização das relações interpessoais e no protagonismo do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário