quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vídeo-aula 27: O professor não pode estar só

A complexidade de todos os protagonistas que estão envolvidos no processo de inclusão de crianças com NEE, está ligada especialmente a três grandes instituições:
1ª - A família que tem algumas dúvidas e preocupações:
- se seus filhos serão bem acolhidos e aceitos no ambiente escolar no sentido afetivo e no aspecto das relações interpessoais;
- que não acredita na capacidade dos profissionais e na aceitação de outras famílias;
-se a criança irá adquirir conhecimentos e autonomia;
2ª- A escola: como deve ser a ação de professores, funcionários e equipe de gestão?
-Deve haver uma socialização das ideias, através de reflexões, planejamentos, avaliações e replanejamento; -o espaço físico as tecnologias, devem atender às necessidades especiais (isto quase nunca ocorre);
-sustentação teórica para responder a dúvidas e perguntas;
-criação de programas de capacitação de professores;
- estabelecer parcerias com outras entidades profissionais e instituições;
3ª -Instituições que prestam serviços de saúde: são de vital importância porque têm autonomia e qualificação para diagnosticar de forma precisa as deficiências, sendo estes diagnósticos essenciais para o trabalho do professor que pode, inclusive, desenvolver conjuntamente com os profissionais da saúde, programas e atividades para as crianças com NEE.
Obviamente que além das instituições, outros agentes influenciam de forma decisiva a inclusão escolar:
- o professor: que deve buscar formação adequada, mas que, essencialmente, precisa acreditar no real desenvolvimento da criança, sem desenvolver somente atividades de socialização e sem estigmatizá-la.
- a criança com necessidades especiais: saber ouvir esta criança, quem é ela? quais suas necessidades e habilidades, dentro do contexto em que está inserida?
-as outras crianças e seus familiares: quais são os medos e inseguranças que estes tem em relação a inclusão? Quais são os preconceitos ; existem muitas famílias que são favoráveis a diversidade.
Enfim são inúmeras as perguntas e poucas as respostas, estas só podem ser obtidas, através do envolvimento e de um árduo trabalho de todos os envolvidos no processo de inclusão, respeitando-se as características de cada comunidade em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário