segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vídeo-aula 5: O papel do professor na mediação cultural

O principal papel do professor é tornar a arte mais acessível no cotidiano escolar, ressaltando a importância da mesma na sociedade e na vida do educando.
Conteúdos relacionados a arte brasileira e a realidade do aluno, podem ser estimulantes para a produção artística individual ou em grupo.
A questão cultural na escola está, em um primeiro momento relacionada a disciplina de Artes, mas pode ser correlacionada a outras disciplinas a medida em que as produções artísticas estejam ligadas a temas transversais (meio ambiente, cidadania, pluralidade cultural) relevantes para a transformação do meio em que vivem os estudantes.
A arte promove a auto estima porque permite ao aluno manifestar-se, expressar-se e compartilhar suas ideias e produções, seja por meio de materiais, apresentações ou virtualmente. Para que isto ocorra de forma satisfatória, o professor deve respeitar a subjetividade dos alunos, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para que os mesmos, tenham acesso a arte de qualidade.
A partir da década de 80, a arte deixa de ser apresentada na escola, como mero conteúdo de cópia e observação, passando a ter um caráter ativo e prático que abre espaço para a expressão dos alunos na comunidade escolar.
O professor atual deve conhecer como os alunos interpretam a arte nas diferentes fases da escolaridade e fazer investimentos em sua formação profissional, buscando conhecimentos e participando de eventos e experimentações artísticas, para que possa trabalhar de forma a valorizar a arte dentro do contexto escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário